Making Of VOZ

Luis Franco Bastos TRIVAGO

Trivago, é das marcas que eu trabalho há mais tempo, continuamente. Ou seja, não foi das primeiras que eu fiz, mas há cerca de um ano que tenho vindo a gravar  Trivago. É uma marca, que tem vindo a ser cada vez mais interessante de fazer, porque a onda, o conceito deles evolui para uma coisa muito mais elaborada.


E quanto mais elaborado é o conceito que a marca cria, mais coisas o actor, locutor pode fazer, mais imaginação podemos incluir no trabalho. E neste caso foi óptimo.

Rapidamente uma pessoa descobre, que se tem a capacidade de fazer rir os outros, vai servir-se disso para ser mais apreciado, mais popular. No meu caso, que era um miúdo gordinho nunca iria ser pelas capacidades atléticas, hoje em dia estão um bocadinho melhores felizmente, mas no recreio eu nunca iria ser adorado por ser o que jogava melhor à bola. E apercebi-me que como conseguia ter alguma piada, era por aí que eu ia fazer amigos. E depois nessa vontade de ter piada, acabei por descobrir a vertente das personagens e imitações, vendo não só o Herman, que era a principal referência, mas coisas americanas e coisas que já mais velho, via na internet.


Acho que uma das primeiras locuções que fiz, foi a imitar o Ronaldo, para as tintas Sotinco. Não me quero enganar, mas acho que foi o meu primeiro spot de publicidade. Foi em 2008. Há bastante tempo já. Acho que o meu percurso em publicidade, é bastante semelhante ao meu percurso artístico em geral. A primeira coisa que despertou as atenções foram as imitações, e depois felizmente as pessoas começaram a reparar em outro tipo de valências, e eu comecei a conseguir mostrar outras capacidades, e a usar o aparelho vocal para uma coisa mais abrangente que apenas imitações.  


Eu tenho uma perspectiva um bocado pragmática, acerca de publicidade. A partir do momento em que nós estamos a vender o nosso serviço, a uma marca, a marca tem o direito e a legitimidade de pedir a coisa como eles querem, e nós fazermos o que eles pretendem. Não posso ter uma visão romântica, de achar que isto é como um espectáculo, em que eu é que sei como é que deve ser feito. Não é um projecto meu, independente. Agora quando uma marca faz questão de pedir ou dirigir, gosto que saibam o que querem, porque aí nós sabemos por onde ir.

Sou totalmente permeável a direcções. E faz parte de sermos bons profissionais, aceitar as direcções, de quem manda, no fundo. Mas também devo dizer, que me dá imenso prazer quando não há direcção e eu consigo acertar, senão à primeira, quase à primeira. É quase um objectivo meu, pessoal, ir lá sem grande ajuda. Mas às vezes é preciso e quando é preciso, fazemos o melhor.


Lembro-me que na altura ir até à ZOV para gravar uns registos e A ZOV propôs-nos um acordo de exclusividade, só na área da voz,  e concluímos que era a melhor opção. Por a ZOV ter uma rede de contactos grande e ser exclusivo ZOV, permite que a ZOV nos venda, entre aspas, e nos ajude a penetrar no mercado de outra forma. E o resultado tem sido óptimo. Tenho feito mais publicidade do que nunca e foi uma óptima estratégia de todas as partes. Obviamente a ZOV também triplicou a sua facturação... estou a brincar. Mas foi  óptimo termos conversado e termos todos tido uma boa visão, foi fixe apostarmos nisto.




www.dizplay.pt

Arquivo

Luis Filipe Borges - NATIONAL GEOGRAFIC CHANNEL

Making Of VOZ

00:0000:0000:00 Já gravo NGC há mais de um ano e estou a adorar. Inicialmente era uma vez por mês... » Ler mais

Rui Portulez - LAYS

Making Of VOZ

marca é simpática. Trabalha-se directamente com Espanha apesar da decisão ser tomada cá. Mas ouvem os dois lados porque... » Ler mais

Adriana Moniz  FIDELIDADE

Making Of VOZ

primeira vez que fiz Fidelidade estava grávida. Foi na altura em que fizeram o rebranding e quiseram uma voz... » Ler mais

Cláudia Semedo LIMIANO

Making Of VOZ

Já faço voz off de Limiano há três  anos. De facto já faço parte da família. É Como o... » Ler mais

Pedro Saavedra CETELEM

Making Of VOZ

eu oiço as marcas e as marcas não falam comigo mas sim as pessoas que representam as marcas e... » Ler mais

Susana Menezes  EDP

Making Of VOZ

Sou a voz da EDP há muitos anos muitos anos... Lembro-me que gravei a primeira vez quando a EDP... » Ler mais

Alexandre Ferreira  STAPLES

Making Of VOZ

Se não estou em erro já trabalho STAPLES desde Novembro de 2010. Tem sido uma relação muito frutífera uma... » Ler mais

Ian Velloza JUMBO

Making Of VOZ

Tenho uma ligação com a marca JUMBO há 7 anos. O que é raro hoje em dia cada vez... » Ler mais

Carla Chambel CIN

Making Of VOZ

"Cada vez que vou fazer um spot é sempre uma responsabilidade enorme. Porque se pretende chegar a um determinado... » Ler mais

Pedro Górgia  BBVA

Making Of VOZ

"Há uns meses fiz um primeiro trabalho para o BBVA penso que gostaram da forma como interpretei a marca... » Ler mais

Marco Delgado Toyota

Making of VOZ

"Sou voz de companhia Toyota há  6 anos. Normalmente  faço muitas vozes de companhia. Mais do que vozes de... » Ler mais

Pedro Fernandes MEO

Making Of VOZ

“Acho que nasci logo a gritar. Tive problemas de voz quando era miúdo. Levei muitas injecções de cortisona. Há... » Ler mais