Exclusivos ZOV
Francisco Garcia
23.10.2017
Audio
1
2
3
4
Cresceu aos olhos do público e o
talento nunca o abandonou.
Dentro e fora de portas, a carreira de Francisco Garcia está interligada às últimas décadas do panorama televisivo.
Começou por volta dos cinco anos, como imagem de várias marcas, em campanhas publicitárias que ainda recordamos.
Vinte e cinco anos depois, construiu um currículo de personagens memoráveis, projetos diversificados e vozes, muitas vozes.
Se os anúncios foram os primeiros passos, o salto deu-se pouco depois.
Em 1996, um ano após a primeira campanha, foi convidado para o painel de jurados do programa Os Principais (RTP).
Meses mais tarde, o Pedro surgiu nas nossas vidas. Eis um personagem que ainda hoje associamos ao jovem ator, quando interpretou o filho mais novo do Médico de Família (1997-2000, SIC), um sucesso de audiências que marcou a televisão portuguesa.
A partir daqui, a carreira de Francisco Garcia virou-se para a apresentação.
Ainda adolescente, foi o mestre-de-cerimónias de vários programas infantojuvenis da SIC, principalmente o Disney Kids que conduzia ao lado de Carolina Patrocínio.
Esta ligação ao gigante da animação durou quase uma década e estendeu-se a Espanha, onde também apresentou vários programas para o Disney Channel. Mas porquê Espanha? Francisco Garcia tem dupla nacionalidade e, como tal, procurou alargar horizontes em terras de nuestros hermanos.
Em 2008, e em pleno ciclo universitário, foi estudar para a Universidad Complutense de Madrid. E a área de estudos diz muito dos objetivos deste jovem ator: Gestão para a Economia. Sim, porque além da polivalência nos campos onde a imagem e a voz são as principais ferramentas, ele é hoje um homem de negócios.
Se aos 17 anos criou o Trigobus, um autocarro para transportar os clientes da mítica discoteca algarvia Trigonometria, a idade adulta trouxe-o para a restauração.
O restaurante Cascas, que fundou e onde também laborou algum tempo, continua a ser um investimento a dar frutos.
E a representação? E a publicidade? Nem a vida no país vizinho o afastou dos ecrãs.
Além da colaboração com a Disney, foi repórter do Canal Animax (Sony), com entrevistas emitidas para uma audiência ibérica.
Mais tarde, participou na telenovela La Pecera de Eva (2011, Telecinco) e, já de regresso a Portugal, entra na série The Avatars (2013, Portocabo).
De volta às raízes, Francisco Garcia fez parte do elenco da novela I Love It (TVI, 2013-14), onde pela primeira vez entrou na pele de um vilão.
Após uma breve visita a Beirais (RTP, 2014), a apresentação voltou a chamá-lo.
Durante os dois anos seguintes foi o guia ideal em Giro (2015-17), um programa de lifestyle e viagens da Record Portugal.
E a publicidade? Nunca a abandonou. Desde os tempos da infância, nos velhinhos catálogos de moda, que a imagem deste ator foi conquistando o público.
Mas a voz ganhou um espaço ainda maior. Em 2000 fez a primeira locução para a Disney. Em poucos anos juntou muitas marcas de renome no portefólio: Mattel, Continente, Sport Lisboa e Benfica, Worten e Coca-Cola. Mais recentemente, a lista continua a crescer com várias locuções em castelhano e para marcas como Is2, Inditex, Galp, Seat, Ryanair.
Francisco Garcia tem quase tantos anos de vida como de carreira.
Hoje, com o segundo filho a caminho, continua a ter na imagem e na voz as ferramentas aprimoradas que compõem um profissional já veterano e que parece ainda estar no início do percurso.
Dentro e fora de portas, a carreira de Francisco Garcia está interligada às últimas décadas do panorama televisivo.
Começou por volta dos cinco anos, como imagem de várias marcas, em campanhas publicitárias que ainda recordamos.
Vinte e cinco anos depois, construiu um currículo de personagens memoráveis, projetos diversificados e vozes, muitas vozes.
Se os anúncios foram os primeiros passos, o salto deu-se pouco depois.
Em 1996, um ano após a primeira campanha, foi convidado para o painel de jurados do programa Os Principais (RTP).
Meses mais tarde, o Pedro surgiu nas nossas vidas. Eis um personagem que ainda hoje associamos ao jovem ator, quando interpretou o filho mais novo do Médico de Família (1997-2000, SIC), um sucesso de audiências que marcou a televisão portuguesa.
A partir daqui, a carreira de Francisco Garcia virou-se para a apresentação.
Ainda adolescente, foi o mestre-de-cerimónias de vários programas infantojuvenis da SIC, principalmente o Disney Kids que conduzia ao lado de Carolina Patrocínio.
Esta ligação ao gigante da animação durou quase uma década e estendeu-se a Espanha, onde também apresentou vários programas para o Disney Channel. Mas porquê Espanha? Francisco Garcia tem dupla nacionalidade e, como tal, procurou alargar horizontes em terras de nuestros hermanos.
Em 2008, e em pleno ciclo universitário, foi estudar para a Universidad Complutense de Madrid. E a área de estudos diz muito dos objetivos deste jovem ator: Gestão para a Economia. Sim, porque além da polivalência nos campos onde a imagem e a voz são as principais ferramentas, ele é hoje um homem de negócios.
Se aos 17 anos criou o Trigobus, um autocarro para transportar os clientes da mítica discoteca algarvia Trigonometria, a idade adulta trouxe-o para a restauração.
O restaurante Cascas, que fundou e onde também laborou algum tempo, continua a ser um investimento a dar frutos.
E a representação? E a publicidade? Nem a vida no país vizinho o afastou dos ecrãs.
Além da colaboração com a Disney, foi repórter do Canal Animax (Sony), com entrevistas emitidas para uma audiência ibérica.
Mais tarde, participou na telenovela La Pecera de Eva (2011, Telecinco) e, já de regresso a Portugal, entra na série The Avatars (2013, Portocabo).
De volta às raízes, Francisco Garcia fez parte do elenco da novela I Love It (TVI, 2013-14), onde pela primeira vez entrou na pele de um vilão.
Após uma breve visita a Beirais (RTP, 2014), a apresentação voltou a chamá-lo.
Durante os dois anos seguintes foi o guia ideal em Giro (2015-17), um programa de lifestyle e viagens da Record Portugal.
E a publicidade? Nunca a abandonou. Desde os tempos da infância, nos velhinhos catálogos de moda, que a imagem deste ator foi conquistando o público.
Mas a voz ganhou um espaço ainda maior. Em 2000 fez a primeira locução para a Disney. Em poucos anos juntou muitas marcas de renome no portefólio: Mattel, Continente, Sport Lisboa e Benfica, Worten e Coca-Cola. Mais recentemente, a lista continua a crescer com várias locuções em castelhano e para marcas como Is2, Inditex, Galp, Seat, Ryanair.
Francisco Garcia tem quase tantos anos de vida como de carreira.
Hoje, com o segundo filho a caminho, continua a ter na imagem e na voz as ferramentas aprimoradas que compõem um profissional já veterano e que parece ainda estar no início do percurso.